Como instalar um painel de energia solar em residências

Como instalar um painel de energia solar em residências

Como instalar um painel de energia solar em residências

Instalar um painel de energia solar em uma residência pode ser um grande desafio para quem nunca fez esse tipo de trabalho. É preciso ter muito cuidado, por se tratar de um equipamento com um valor expressivo, para que não haja nenhum tipo de problema.

energia solar vem ganhando cada vez mais espaço e, hoje, todos buscam economizar. Com os aumentos sucessivos do custo da eletricidade, optar por fontes renováveis, como a luz do sol, tem sido a solução.

Para ajudar você a entender melhor como funciona a instalação desse tipo de equipamento e evitar ter dores de cabeça após a sua aquisição, criamos este pequeno guia. Então não perca nenhuma linha e tome nota!

Verifique a demanda energética

O primeiro passo, antes mesmo de realizar a compra dos equipamentos, é realizar um levantamento acerca da demanda energética de uma residência, empresa ou local no qual será instalado todo o sistema.

Caso não haja um conhecimento prévio das instalações, como numa casa nova que nunca foi utilizada, por exemplo, um técnico poderia chegar a uma estimativa com o número de moradores e principais usos dentro do local.

Esse número é fundamental para entender quais serão os equipamentos necessários para implantação do projeto. Outro ponto importante é o objetivo: o cliente quer suprir toda a demanda ou apenas uma parte? A resposta também influencia no tamanho do projeto e número de equipamentos.

Confira os equipamentos necessários

Um projeto de geração de energia solar é composto por uma série de equipamentos, todos eles indispensáveis para a geração de energia. Vamos listar os mais comuns.

Módulo solar

O módulo solar, comumente chamado de painel solar, é o equipamento mais famoso do sistema e permite identificar um local que gera energia solar à distância. Deve ser fixado em local de grande luminosidade e possui uma angulação ideal em relação à região.

Estrutura de fixação

Necessária para fixar de maneira segura os módulos em seu local de utilização e permite a regulagem necessária para a angulação correta para captação de energia.

Cabeamento especial

A eletricidade gerada nos módulos (painéis) solares formam uma corrente contínua, por conta disso, é preciso de um cabeamento especial para realizar o transporte até o inversor.

Inversor solar

Esse equipamento é responsável por transformar a energia gerada nas placas de uma corrente contínua para alternada, que é a utilizada em praticamente todos os equipamentos de uma empresa ou residência.

Prossiga com a instalação

Agora vamos listar um pequeno passo a passo para demonstrar como se dá a instalação de um sistema de geração de energia solar. Confira.

Verifique a disponibilidade

O primeiro ponto é encontrar um local adequado para a instalação dos módulos solares, visto que eles são o equipamento que mais ocupa espaço de todo o sistema, além da necessidade de luminosidade constante e ângulo correto.

É preciso lembrar que os módulos devem receber o máximo de luz do sol no melhor dia de verão e também no pior dia de inverno. Observe também os obstáculos que possam causar sombreamento em determinados pontos do dia.

Pense na infraestrutura elétrica

Para locais ainda em construção, é interessante que se deixe uma tubulação exclusiva, que forneça acesso do telhado até o local onde será instalado o inversor, para passagem dos cabos fotovoltaicos.

Caso o local já esteja construído, é recomendado, por razões de segurança, criar uma tubulação exclusiva para o sistema de energia solar. Outro ponto fundamental é a solicitação de acesso junto a concessionária de energia, que terá cerca de 15 dias para se fazer presente no local para análise.

Busque fornecedores de confiança

O mercado de energia solar tem se desenvolvido muito bem em nosso país e, hoje, já não é necessário buscar equipamentos importados para realizar a criação de sistemas fotovoltaicos.

É possível encontrar empresas nacionais que fabricam ótimos equipamentos e contam com a confiança do mercado. É importante conferir o selo do InMetro em cada um para comprovar sua qualidade.

ecoSolys é uma das empresas que têm se destacado na área nos últimos anos, fabricando equipamentos para sistemas fotovoltaicos de qualidade e alcançando o reconhecimento dos clientes.

Preocupe-se com a segurança

O item segurança deve estar presente dentro da agenda do profissional o tempo todo. O instalador deve criar um checklist com tudo que vai precisar durante uma instalação para que não tenha de correr riscos.

É preciso lembrar que essa atividade é quase sempre realizada em telhados, ou seja, é uma combinação de eletricidade com altura, o que exige maiores cuidados para evitar qualquer acidente.

Eduque o cliente

Não basta apenas realizar a instalação dos equipamentos, é preciso manter uma conversa com o cliente, explicando a ele todas as funcionalidades do sistema que acabou de adquirir.

Nesse momento é preciso repassar todas as orientações acerca de boas práticas e cuidados que o cliente deve ter para manter todo o sistema que acabou de adquirir funcionando perfeitamente.

Acompanhe a vistoria

O último passo é realizar o acompanhamento da visita técnica da concessionária de energia que dará o aval final sobre o novo sistema e realizará a troca do medidor de energia.

Após isso é preciso observar o comportamento de todo o sistema durante a geração de eletricidade e seu funcionamento junto a rede da concessionária, para evitar qualquer imprevisto.

O acompanhamento se faz necessário, pois muitas vezes os funcionários da concessionária não têm conhecimento sobre o assunto e acabam por realizar medições de forma errônea.

Realize manutenções periódicas

Após finalizar a instalação e acompanhar a visita técnica da concessionária, é preciso orientar o cliente acerca das manutenções periódicas. Agendando visitas de acordo com o local no qual estão instalados os módulos solares.

Caso se encontrem em pontos de grande movimento de veículos e poluição, serão necessárias mais visitas para manutenção, por exemplo. Já em locais de menor incidência de poluentes, as vistorias podem ser mais espaçadas.

A elaboração deste post sobre como instalar um painel de energia solar teve uma colaboração especial de Janio Denis Gabriel, diretor técnico e comercial da EGNEX, empresa especializada na implantação de sistemas fotovoltaicos.

Gostou deste conteúdo? Quer receber mais informações interessantes como essa diretamente em seu e-mail? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!