Tire suas principais dúvidas sobre funcionamento e manutenção de painéis solares

Tire suas principais dúvidas sobre funcionamento e manutenção de painéis solares

Tire suas principais dúvidas sobre funcionamento e manutenção de painéis solares

Realizar a manutenção de painel solar pode ser um desafio para um leigo, afinal, mesmo que algumas composições não sejam tão grandes, a complexidade do arranjo elétrico e de seus equipamentos pode assustar.

Contudo, mesmo que possa parecer um tanto quanto complicado no início e conte com muita tecnologia envolvida, o funcionamento de um sistema de painéis solares é relativamente simples.

Para que você possa entender melhor como funciona e quais são os principais pontos acerca da manutenção desses sistemas, criamos este post. Acompanhe!

Como funcionam os painéis solares?

Os painéis solares são conjuntos formados por diversos módulos integrados e instalados em um mesmo local — um conjunto de 10 módulos em série, por exemplo, pode formar um painel.

A menor unidade dentro de um módulo é a célula fotovoltaica. A junção de várias dessas células cria um módulo que, em maior porte, pode conter entre 60 a 72 dessas unidades menores. Já a junção dos módulos em série dá origem a uma string, que ao ser instalado em conjunto, forma os painéis solares — também chamados de arranjo fotovoltaico.

Seu funcionamento é relativamente simples: os módulos são associados por cabeamento uns aos outros e afixados em alguma superfície com boa incidência solar — na maioria dos casos o telhado, sendo que também é comum serem instalados no solo.

Dos painéis solares sai um cabeamento especial para corrente contínua com proteção contra raios solares UV, que leva a energia produzida até a String-box. Esse equipamento funciona como uma proteção entre o inversor e o arranjo fotovoltaico.

Em seguida, a energia é redirecionada para o inversor, que alterna a corrente para que seja possível o seu consumo nos equipamentos e nas máquinas utilizadas em residências e empresas. Em seguida, um cabo CA de 3 vias leva a energia para o quadro de distribuição, conectado a um disjuntor e ligado a um barramento.

Como é feita a manutenção de painel solar?

A realização da manutenção de sistemas fotovoltaicos é relativamente simples. Na maioria das vezes, suas ações estão ligadas principalmente a observar algumas questões ligadas aos equipamentos que fazem parte do sistema.

Lembre-se de que o painel solar e todos os outros dispositivos que fazem parte desse sistema são equipamentos elétricos que trabalham com alta tensão, podendo ocasionar acidentes se manuseados incorretamente.

Já a manutenção do painel é simples sendo que o  principal ponto a ser observado é a limpeza dos painéis. A higienização dos módulos geralmente pode ser realizada com água e detergente neutro. Como é necessário subir no telhado ou em qualquer outro local em que os painéis estejam instalados, é preciso ter muito cuidado com a segurança.

Outro ponto a ser analisado periodicamente é com relação à estrutura de fixação dos painéis, que auxiliam na sua colocação em um ângulo adequado. É preciso checar as condições do material com relação à ferrugem e à conservação. Sempre é interessante observar a fixação da estrutura no telhado ou em outro local em que o sistema estiver instalado para garantir que ventos fortes não tenham afrouxado os parafusos responsáveis por prender os painéis.

Temos um pequeno checklist para auxiliar você a identificar a necessidade de realizar manutenções no seu sistema fotovoltaico. Confira!

Sombreamento do painel

Com o crescimento da vegetação, o painel pode acabar sendo coberto por sombras durante certas horas do dia, e isso faz com que sua eficiência energética diminua.

É preciso manter a poda de toda as árvores próximas sempre em dia para evitar esse tipo de situação. Além disso, atente-se às folhas, que quando caem das árvores podem ficar em cima das células dos painéis.

Sujidade no painel

A poeira é outro grande problema para sistemas de captação de energia solar. Caso você more em regiões onde há muita incidência de poeira ou próximo a estradas de terra, existe a chance dos seus painéis sujarem mais rapidamente.

Essa sujeira afeta diretamente o desempenho das células fotovoltaicas, que não aproveitam toda a luz solar. Em locais onde chove pouco, o problema pode se agravar.

Rachaduras e fissuras

Os painéis solares têm uma superfície “vidrada”, que muitas vezes pode acabar sofrendo com rachaduras ou fissuras por conta de pedras ou de qualquer outro material que seja arremessado contra eles.

Nesse caso, é preciso que o módulo afetado seja trocado, mas esse serviço deve ser realizado por uma empresa especializada — de preferência pelos técnicos que realizaram a instalação.

Tubulações e cabos

Assim como a troca de painéis, a manutenção do cabeamento também deve ser realizada por uma equipe especializada, afinal, trata-se de equipamentos elétricos, e todo cuidado deve ser tomado para garantir a segurança.

Contudo, você pode fazer uma análise visual sobre todo o cabeamento periodicamente para verificar se existe algum problema ou se os cabos aparentam má conservação devido à exposição ao clima.

Fixação

A fixação dos painéis no telhado é outro ponto que demanda muita atenção. Recomenda-se verificar se os parafusos estão bem apertados e realizar a manutenção, se necessário.

Caso a estrutura não esteja em boas condições, será preciso entrar em contato com o seu fornecedor para que uma equipe especializada possa realizar a troca com toda a segurança.

Quando devemos fazer a manutenção?

A periodicidade da manutenção depende de vários pontos. Quando falamos em limpeza, por exemplo, vai depender muito do local em que estão instalados os painéis e o ambiente ao seu redor.

Em lugares onde há grande incidência de poeira, é preciso prestar mais atenção na sujeira sobre os módulos. Já em locais próximos ao mar, a ferrugem na estrutura de fixação pode ser um problema.

O ideal é realizar um acompanhamento semestral ou anual para verificar como está a limpeza e se é necessário ou não fazer uma manutenção.

Por que fazer manutenções periódicas nos painéis solares?

A falta de manutenção do sistema vai impactar diretamente na geração de energia, que é o principal objetivo da implantação de painéis solares em uma empresa ou residência.

A instalação de um sistema fotovoltaico demanda um investimento que pode não ter o retorno esperado caso o sistema comece a sofrer com a falta de manutenção e os problemas prejudiquem sua geração de energia.

Por conta disso, é preciso que você se mantenha atento a todas as demandas de manutenção de painel solar para que seu sistema possa manter o máximo de desempenho.

Quer continuar por dentro de posts interessantes como este? Então siga-nos no Facebook, no YouTube e no Instagram!